De acordo com a pesquisa realizada em abril de 2022 pela Grant Thornton, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil. O Etarismo, sexismo, networking e equidade no mercado de trabalho, foram questões abordadas durante o 42° encontro de RH do IBEF-Rio.
Segundo a pesquisa Global Learner Survey, 74% das mulheres manisfestaram que a discriminação e o preconceito, ainda são questões que as atrapalham na hora de buscar novas oportuninades no mercado de trabalho. 65% delas, afirmaram que o etarismo, discriminação de idade, deve ser uma das prioridades entre as questões a serem combatidas.
No Brasil, 87% ainda julgam difícil ingressar no mercado de trabalho corporativo, pois sentem que os homens ainda possuem mais facilidade para conseguirem vagas. Por fim, elas também acreditam que seu gênero e idade sejam obstáculos em suas atividades.
Ao visualizar esses dados, o IBEF-Rio, sentiu a necessidade de desenvolver um evento com a temática apresentada, e assim foi realizado o 42° Encontro de RH – Liderança Feminina nas Organizações.
Moderado por Mauro Wainstock, as palestrantes Graciele Davince, Priscilla Couto e Maria Eleonor Delmas, dividiram histórias de suas trajetórias de vida, dificuldades no mercado de trabalho, conselhos e entre outros. Colocaram em foco a importância da sororidade, união feminina, e do empoderamento, principalmente no mercado de trabalho, onde muitas mulheres ainda sofrem discriminação, preconceito e assédio.
Por fim, os palestrantes Thais Garcia e Leonardo Donato, abriram uma roda de conversa, onde o ponto principal era: Quais ações proporcionam um ambiente seguro para termos mais mulheres nas lideranças?
Endereço
Av. Rio Branco, 156 - 4º andar/Cj. 402 - Ala C
Centro - Rio de Janeiro - Brasil - 20040-003
Contato
Tel.: 21 2217-5555
E-mail: ibefrio@ibefrio.org.br