IBEF-RIO

  • Centro Financeiro Rio
  • O Equilibrista 2015
  • Monumento aos Pracinhas
  • O Equilibrista 2014
  • Real Gabinete Português de Leitura
  • 40 Anos do IBEF
  • Calçada de Copacabana
  • Evento - Diretores IBEF
  • Centro e Aeroporto
  • Lagoa Rodrigo de Freitas
 
Clipping
XIV Forum IBEF Oil, Gas & Energy 2019
20/09/2019

XIV Forum IBEF Oil, Gas & Energy 2019

No dia 20 de setembro de 2019 realizamos o XIV Fórum IBEF Oil, Gas & Energy no Centro de Convenções Prodigy, Aeroporto Santos Dumont. O tema desta edição do fórum foi TRANSIÇÃO ENERGÉTICA e contou com diversos painéis reunindo importantes players do setor. O evento foi realizado pelo IBEF-Rio e pela Maintrends com patrocínio da KPMG, Multiterminais, Regus, Gaia Silva Gaede Advogados, Pinheiro Neto Advogados, Energizzi Energias do Brasil, Carvalhão e Junto Seguros.

Contou com o apoio institucional da Abespetro, ABPIP, AHK, ABGP, ABGR, ABIMAQ, Advance Auditores Independentes, CCI França Brasil, Câmara Ítalo Brasileira, Câmara Portuguesa, Consulado Britânico, IBP, ISA, NBCC, Nempi, NORWEP, Portal Fornecedor e Negócios, Rio Locações, Sobena e Terrasse Club. Nossos apoiadores de mídia foram Brasil Energia, EPBR, Plurale em Revista, Revista Macaé Offshore, Revista IBEF, Subsea World Brazil Magazine e a Tn Petróleo.

A temática “The Renewable Energies of the Oil and Gas Sector: Technology Building a Sustainable Future” foi amplamente debatida.

A transição da matriz energética para energias renováveis é uma exigência social crescente. O caminho será necessariamente pavimentado com a participação ativa do setor de Oil & Gas. Longe de serem vilões, as Operadoras de Petróleo e seus parceiros devem ser vistos como importantes aliadas das energias renováveis. Além de gerar níveis significativos de fluxo de caixa, possuem redes de infraestrutura com abrangência global.O desenvolvimento de tecnologias de sequestro de carbono, novos métodos e processos para tornar a energia do petróleo mais limpa, além de investimentos em energias renováveis como solar, eólica e biocombustível, têm sido encorajadas e lideradas por grandes empresas do setor.

A OGCI (The Oil and Gas Climate Initiative) formada pelas principais empresas de Oil & Gas mundial, tem como meta investir um bilhão de dólares na próxima década para contribuir com uma matriz energética de baixo carbono. Em termos de geração limpa, o Brasil é destaque mundial pela posição das energias renováveis na sua matriz energética.

Marcos Varejão, Secretário Geral do IBEF Rio de Janeiro, iniciou o evento dando boas-vindas aos participantes, agradecendo aos patrocinadores (KPMG, Multiterminais, Regus, Gaia Silva Gaede Advogados, Pinheiro Neto Advogados, Energizzi Energias do Brasil, Carvalhão e Junto Seguros), apoiadores e a Fernando Potsch, Vice-presidente de Óleo & Gás do IBEF Rio de Janeiro, Diretor da Maintrends e Coordenador do evento.

Em seguida, Ricardo Vieira Coelho, Presidente do Conselho de Administração do IBEF Rio de Janeiro e Sócio do Escritório Pinheiro Neto Advogados contextualizou a temática e convidou Roberto Ardenghy, Diretor Executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras para iniciar sua palestra sobre “Petrobras: A Nova Visão Estratégica

Na sequência, iniciaram os painéis que tratavam de assuntos diversos relacionados a Transição Energética.

No primeiro painel – “Mindset: Como as Empresas do Setor de Oil&Gas se Tornam as Empresas de Energia de Amanhã?” com moderação de Fernando Potsch, Vice-presidente de Óleo & Gás do IBEF Rio de Janeiro, Diretor da Maintrends. Contamos com a presença de André Araujo, Presidente da Shell Brasil; Margareth Ovrum, CEO da Equinor; Philippe Blanchard, Presidente da Total E&P do Brasil.

No segundo painel, o moderador Gustavo Damázio de Noronha, Presidente Executivo do IBEF Rio de Janeiro e Sócio do escritório Gaia Silva Gaede Advogados apresentou a temática “DNA Disruptivo: Tecnologias a Serviço da Transição Energética do Setor de Oil&Gas”. Nossos palestrantes foram: Alejandro Duran, Latin America Fullstream Executive Director da Baker Hughes/LATAM; José Mauro Ferreira, Vice-presidente Comercial da TechnipFMC Brasil; Juan Carlos Cuervo Presidente da Schlumberger, América Latina Sul; Lauro Puppim, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Subsea da Saipem do Brasil

Durante intervalo para coffee-break os participantes tiveram a oportunidade de trocar cartões e interagir com os palestrantes.

Após o breve intervalo, o terceiro painel “Projetos Inovadores: Novos Paradigmas do Setor de Oil&Gas” foi apresentado por Manuel Fernandes, Membro do Conselho de Administração do IBEF Rio de Janeiro e Líder Energia e Recursos Naturais da KPMG LATAM. Em talk show, Mariano Ferrari, CEO da Repsol Sinopec; Mariano Vela, Presidente da Chevron Brasil; Miguel Pereira, CEO da Petrogal e Júlio César Moreira, Diretor Novos Negócios e Assuntos Governamentais da Wintershall Dea Brasil discursaram sobre os novos paradigmas.

 “Drives Inovadores: Sustentabilidade Energética” foi a temática do quarto e último painel moderado por Fernando Potsch, Coordenador do evento. Tivemos a presença de Cláudio Makarovsky, Head O&G Sales da Siemens e Presidente da ABESPetro; Daniel Hiller, Commercial & Strategy Director da Subsea7 Brazil; Eduardo Chamusca, Country Director da SBM Offshore e Victor Bomfim, CEO da Açu Petróleo.

No encerramento tivemos a honra de contar com as palestras de Lucas Tristão, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e Renata Beckert Isfer, Secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – Interina do Ministério de Minas e Energia que discursaram sobre as Perspectivas e Desafios Brasileiros e para o Estado do Rio de Janeiro no setor de Oil&Gas.

Para coroar este concorrido evento os participantes foram convidados ao Networking Light Lunch, momento muito aguardado por todos onde o IBEF Rio de Janeiro fomenta a troca de cartões, o conhecimento e a interação entre os empresários e executivos presentes.

Ao deixar o evento com um “Até breve” da Equipe IBEF-Rio, os presentes foram surpreendidos com bonitas lembranças, gentilmente oferecidas pelos nossos Patrocinadores - KPMG, Multiterminais, Regus, Gaia Silva Gaede Advogados, Pinheiro Neto Advogados, Energizzi Energias do Brasil, Carvalhão e Junto Seguros.

Nos veremos no XV Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2020.

Um ano de sucesso a todos.

IBEF Rio de Janeiro

Cobertura com as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1cAOY7ARIn8xC3LQioOyl-gnMgX1UzBWZ

Cobertura nas redes socias https://www.instagram.com/stories/ibef_rio/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/ibefrio/?ref=settings

https://www.linkedin.com/in/ibef-rio/

   

PATROCINADORES APOIO
Cadastre-se aqui e receba nossos treinamentos e eventos.

IBEF Rio de Janeiro

Ver mapa

Endereço
Av. Rio Branco, 156 - 4º andar/Cj. 402 - Ala C
Centro - Rio de Janeiro - Brasil - 20040-003

Contato
Tel.: 21 2217-5555
E-mail: ibefrio@ibefrio.org.br