IBEF-RIO

  • Centro Financeiro Rio
  • O Equilibrista 2015
  • Monumento aos Pracinhas
  • O Equilibrista 2014
  • Real Gabinete Português de Leitura
  • 40 Anos do IBEF
  • Calçada de Copacabana
  • Evento - Diretores IBEF
  • Centro e Aeroporto
  • Lagoa Rodrigo de Freitas
 
Clipping
A Caixa-Preta da Governança
28/06/2017

        "A Caixa-Preta Da Governança"

    

            

Sandra Guerra, conselheira,  Armínio Fraga, sócio fundador da Gávea Investimentos e ex-conselheiro de empresas e ONGs, e Pedro Parente, presidente da Petrobras e presidente do Conselho de Administração da B3, empresa resultante da fusão entre BM&FBOVESPA e CETIP - realizam debate sobre Governança Corporativa na Livraria Travessa, no Leblon RJ em 26 de junho de 2017. 

Sandra Guerra lançou o livro que desvenda os aspectos comportamentais dos conselhos de administração

A obra é fundamental para quem quer conhecer os bastidores, armadilhas e desafios enfrentados pelos conselheiros das maiores empresas brasileiras e latino-americanas

Orgão máximo da governança corporativa, o conselho de administração é considerado por muitos pesquisadores a "caixa-preta" das companhias por tratar de temas sigilosos e também por certa dificuldade em se obter dados e depoimentos que revelem os meandros de seu funcionamento. Especialmente nos últimos anos, cresce o questionamento sobre o papel e a responsabilidade dos conselheiros frente aos sucessivos escândalos empresariais e financeiros que assolam o Brasil e o mundo. 

Visando contribuir para o aprofundamento do debate, Sandra Guerra – uma das principais autoridades nesse assunto no Brasil, Conselheira de administração por mais de duas décadas e ex-presidente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) – traz luz às questões da alta gestão em sua primeira obra como autora, o livro "A Caixa-Preta da Governança". O lançamento no Rio de Janeiro será realizado dia 26 de junho, segunda, às 19:30, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Com prefácio assinado por Sérgio Lires Rial, presidente do Banco  Santander no Brasil e Alexandre Gonçalves Silva, presidente do conselho de administração da Embraer.

Escrita em linguagem bastante acessível inclusive para leigos, a obra – publicada pela Editora Best Business - tem como principal objetivo fornecer uma bússola comportamental para administradores de negócios. Ao apresentar um "raio X" do que acontece de fato no dia a dia dos conselhos de administração - seus dilemas, responsabilidades, conflitos e desafios - o livro serve como guia para que conselheiros e executivos possam atuar de forma mais confiante e tranquila na interação com os pares, acionistas e executivos, visando uma maior eficácia na tomada de decisões.

 O projeto

Durante 36 meses, a autora mergulhou no estudo desse cenário, em toda sua complexidade. Nesse período, ela realizou uma pesquisa junto a 102 conselheiros brasileiros, indagando-os sobre o que tira o sono, quais seus principais receios e como o comportamento afeta as salas de conselho. Também realizou entrevistas individuais (27 ao todo com profissionais de nove nacionalidades diferentes, em mais de oito cidades do mundo), nas quais apurou detalhadamente as causas para os fatores que identificou na pesquisa. Sandra levantou casos que apresenta em profusão no livro.

Estruturada em sete capítulos, a obra concentra-se no desnudar da "caixa-preta", apresentando nos capítulos finais os caminhos para se pensar além desses limites. Vale destacar que os presidentes dos conselhos de administração, que ocupam a "cadeira mais solitária do mundo", também foram ouvidos e revelaram suas angústias.

Temas como a contratação e demissão de CEO's, eventos disruptivos, questões éticas, transações de compra, venda e fusões de empresas, armadilhas comportamentais e bullying entre conselheiros e executivos são retratados com absoluta honestidade por quem vivencia diariamente a complexidade de integrar e/ou interagir com os conselhos de administração.

Sandra Guerra

Mestre em Administração pela FEA-USP, a autora tem atuado há mais de 22 anos como conselheira de administração e governança corporativa, tendo como principal foco de seus estudos os conselhos de administração empresariais. Foi uma das fundadoras no Brasil do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e também conselheira da International Corporate Governance Network (ICGN), além de mediadora pelo Centre for Effective Dispute Resolution (CEDR). Por meio de sua empresa, a Better Governance, dedica-se à consultoria de governança corporativa voltada para os conselhos de administração.

 Ficha Técnica

A CAIXA-PRETA DA GOVERNANÇA

Sandra Guerra

376 páginas

69,90

Editora Best Business

(Grupo Editorial Record)

http://bettergovernance.com.br/livro.html 

PATROCINADORES APOIO
Cadastre-se aqui e receba nossos treinamentos e eventos.

IBEF Rio de Janeiro

Ver mapa

Endereço
Av. Rio Branco, 156 - 4º andar/Cj. 402 - Ala C
Centro - Rio de Janeiro - Brasil - 20040-003

Contato
Tel.: 21 2217-5555
E-mail: ibefrio@ibefrio.org.br