IBEF-RIO

  • Centro Financeiro Rio
  • O Equilibrista 2015
  • Monumento aos Pracinhas
  • O Equilibrista 2014
  • Real Gabinete Português de Leitura
  • 40 Anos do IBEF
  • Calçada de Copacabana
  • Evento - Diretores IBEF
  • Centro e Aeroporto
  • Lagoa Rodrigo de Freitas
 
Clipping
Seminário “A Retomada do Desenvolvimento do RJ, as PPP’s e as Olimpíadas no Contexto de 2016”
14/08/2015


IBEF-Rio realizou no dia 14 de agosto de 2015 das 9h às 14h na Bolsa de Valores no Centro do Rio de Janeiro, o Seminário “A Retomada do Desenvolvimento do RJ, as PPP’s e as Olimpíadas no Contexto de 2016”.

Na oportunidade Marcos Chouin Varejão,  Secretário Geral do IBEF-Rio e Ricardo E. Vieira Coelho, Presidente do IBEF-Rio fizeram a abertura do evento, agradeceram aos patrocinadores e deram as boas-vindas aos participantes.

No 1° Painel do Seminário, o economista Mauro Osório falou sobre “A variação de empregos formais, por setor de atividade do IBGE, nas Ufs, entre 2008 e 2013”.

No 2º Painel, Carlos Roberto Osorio - Secretário Estadual de Transportes, falou sobre “Mobilidade e Logística no Rio de Janeiro 2015-2018.”

Após o Coffe-break, iniciou-se o 3º Painel, com Marco Capute - Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços que falou sobre “Ambiência: Indústria Naval, PIN Petrobras, CONPERJ, Crise Política, Operação Lavajato, Rebaixamento do Rating, Elevação dos encargos Financeiros do BNDS, Juros Altos, Restrição de Créditos dos Bancos Públicos, Inflação em Alta, Deficit Primário e a Estagnação da Economia”. E o passo a passo do que devemos fazer para contornar essas situações.

No 4° Painel, Julio Bueno – Secretário Estadual de Fazenda falou sobre a Conjuntura Econômica.

Na sequência, os participantes do Seminário foram direcionados ao salão de almoço, onde prestigiaram a palestra do Governador do Estado do Rio de Janeiro – Luiz Fernando Pezão. 

Na ocasião o governador informou que irá se reunir no Palácio Guanabara, com deputados e senadores da bancada do Rio, na próxima segunda-feira (17/8), para discutir emendas a projetos de leis que possam permitir avanços nas áreas da saúde, educação e segurança pública. O Governo do Rio vai propor, na ocasião, mudanças na legislação para crimes praticados por traficantes de drogas e de armas, além de milicianos.

“Vamos discutir emendas parlamentares que possam ajudar o estado. Analisaremos os melhores caminhos para canalizar recursos” antecipou Pezão.

O governador também enfatizou sua preocupação em manter o mercado de trabalho aquecido. “A manutenção de empregos é minha preocupação diária. Estamos buscando alternativas que possam permitir a continuação de grandes obras, como a do metrô, que gera milhares de postos de trabalho. Só na Linha 4 temos 9.200 operários. Estou fazendo todo o esforço possível para que tenhamos uma agenda positiva de continuação de obras públicas, investindo também na modelagem de parcerias público-privadas (PPPs). Faremos o que for preciso para continuarmos a ter emprego, renda e prosperidade”.

Entre PPPs citadas pelo governador estão as de saneamento na Baixada Fluminense e no Leste do estado (São Gonçalo e Itaboraí), além da construção de novas escolas e a ampliação do número de unidades com ensino médio integral e a criação de novos presídios. “O projeto de saneamento vai beneficiar 12 milhões de pessoas. Somente as populações da Baixada e dos municípios de São Gonçalo e Itaboraí somam cinco milhões de habitantes”.

   

Parceria com investidores

 

Durante o seminário o governador pediu que os empresários pensem em alternativas que impulsionem cada vez mais o desenvolvimento econômico do estado. Pezão ressaltou ainda a importância da participação do capital privado na realização dos Jogos Olímpicos.

“Estou à disposição para pensar, em conjunto com investidores e pessoas que realizam pesquisas sobre o Rio de Janeiro, o que precisamos fazer para que o estado não perca o que conquistou. Se há um estado que vai responder mais rápido a esta crise é o Rio de Janeiro, e as Olimpíadas vão nos ajudar muito neste sentido. Não tenho nenhuma dúvida de que esta será a melhor da história e a que terá a maior participação do setor privado em sua confecção”.


Reequilíbrio financeiro


Pezão também comentou as medidas adotadas pelo Governo do Rio para promover o reequilíbrio financeiro do estado.

“Cobrir R$ 13,5 bilhões numa economia desaquecida não é fácil. Fomos criativos e tomamos medidas importantes, como a confecção de cinco leis econômicas que conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa. O Parlamento foi vital neste sentido. Estamos avançando. Quero zerar o nosso déficit”.


Fonte das Informações da Palestra do Governador: Imprensa RJ - Notícias (Julia de Brito)

PATROCINADORES APOIO
Cadastre-se aqui e receba nossos treinamentos e eventos.

IBEF Rio de Janeiro

Ver mapa

Endereço
Av. Rio Branco, 156 - 4º andar/Cj. 402 - Ala C
Centro - Rio de Janeiro - Brasil - 20040-003

Contato
Tel.: 21 2217-5555
E-mail: ibefrio@ibefrio.org.br